Uso de diálogos de mediação no auxílio de atividades da internet para analfabetos funcionais
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Bruno Brochado Ribeiro
Programa de Pós Graduação em Informática – Mestrado - Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Data da defesa: 20/9/2012
Cada vez mais serviços estão sendo disponibilizados exclusivamente pela internet e por isso seu uso tem se tornado cada dia mais importante. Usuários analfabetos funcionais são aqueles que possuem dificuldade no entendimento e interpretação de conteúdo textual. Como grande parte do conteúdo web é apresentada desta forma esses usuários possuem grandes barreiras de acesso no uso da internet. Diálogos de mediação são diálogos que atuam como intermediadores entre o sistema de informação e o usuário, permitindo assim que haja uma camada independente de apresentação e interação. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar se o uso de diálogos de mediação auxilia a navegação web para analfabetos funcionais, reduzindo assim as barreiras enfrentadas e tornando o conteúdo web mais acessível para este público. Para isso foram criados diálogos de mediação utilizando conteúdos textuais simplificados através do auxílio de programa de simplificação textual e de profissional do ensino de jovens adultos. Conteúdos alternativos como áudio e imagem também foram utilizados.
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