Um Conjunto de Técnicas de Leitura Para Inspeção de Acessibilidade para Usuários Idosos em Casos de Uso e Protótipos de Aplicações para Web
Versão acessível disponível
Hélio da Silva Braga
Programa de Pós-Graduação em Informática – Mestrado - Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Data da defesa: 30/9/2014
A internet, cada vez mais presente na vida das pessoas, disponibiliza muitos serviços essenciais à população. Para atender todas as pessoas, o desenvolvimento de aplicativos para Web deve levar em consideração as necessidades de todos os usuários, inclusive pessoas com deficiências. Um dos motivos para que as aplicações desenvolvidas para Web não sejam acessíveis é o desconhecimento dos desenvolvedores a respeito de acessibilidade e a dificuldade de ter usuários com deficiências, participando da elicitação dos requisitos dos sistemas. A presente pesquisa propõe o Conjunto de Técnicas de Leitura em Acessibilidade - CTIA, desenvolvido como parte desse trabalho, a partir de heurísticas de acessibilidade com foco na categoria de usuários idosos, para ser aplicada em artefatos de casos de uso e protótipos com a finalidade de trazer as questões de acessibilidade para as fases iniciais de um projeto de aplicações para Web. Como as inspeções em artefatos de software são comumente utilizadas para detectar defeitos e impedir que estes se propaguem até o produto final e seus usuários, melhorando a qualidade do software, o CTIA foi elaborado para ser simples de ser aplicado, não exigindo conhecimento prévio em acessibilidade e ferramentas adicionais. A eficácia do CTIA foi avaliada por meio da análise qualitativa de resultados obtidos em um estudo de caso planejado para esse fim.
Texto completo acessível (formato: PDF | Tamanho do arquivo: 4,2MB)