Avaliação de Acessibilidade de Softwares Leitores de Tela por Pessoas com Deficiência Visual Total com Base nas Diretrizes de Acessibilidade para Agente de Usuário

Versão acessível disponível

Jorge Fiore de Oliveira Junior

Bacharelado em Sistemas de Informação do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Data da defesa: Abril 2013

A inclusão digital somente é possível quando há a aplicação de acessibilidade nos meios computacionais para que pessoas com e sem deficiências não tenham barreiras no acesso. No caso das pessoas com deficiência visual total, um dos recursos para que as mesmas tenham acesso ao computador e internet é o software leitor de telas. Porém para que usuários cegos possam acessar o leitor de telas ele tem que ser acessível. Para identificar possíveis barreiras de acessibilidade nos leitores de tela não basta apenas verificar checklists de acessibilidade, é necessária uma avaliação através de testes de usuário. O objetivo da pesquisa é identificar algumas barreiras de acessibilidade com dois tipos de leitores de tela, um software livre e outro proprietário. Para atingir este objetivo, foi feito estudo de caso através de uma avaliação de acessibilidade de softwares leitores de tela com pessoas com deficiência visual total (cegas). Esse estudo gerou uma lista de recomendações com relação aos programas avaliados e sobre uso do UAAG como ferramenta de auxílio para avaliação de acessibilidade.

Texto completo (formato: PDF, tamanho: 1,1MB)