Referencial Teórico sobre Analfabetismo Funcional

Versão acessível disponível

Autores: Bruno Brochado Ribeiro, Debora Maurmo Modesto, Eliane Capra e Simone Bacellar Leal Ferreira

Publicado em: Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – Departamento de Informática Aplicada

Ano: 2011

Este artigo apresenta um referencial teórico contendo um histórico sobre o analfabetismo funcional e suas principais características. São apresentadas estatísticas da evolução do analfabetismo funcional no Brasil. Ao longo do trabalho são descritas e exemplificadas algumas técnicas e tecnologias assistivas que permitem tornar o conteúdo da web mais acessível para este público, visando aumentar a sua participação e aprendizado na web. Entre as principais técnicas aplicadas, o uso de texto simplificado, imagens e áudio vêm sendo amplamente utilizados, para disponibilizar uma alternativa para o conteúdo textual não inteligível.

Versão do autor acessível (formato: PDF | Tamanho do arquivo: 934KB)

Link para publicação oficial: http://www.seer.unirio.br/index.php/monografiasppgi/article/view/1498/1379