Método de Entrevistas Baseadas em Cenários e Tarefa

Autores: Patricia Zamprogno Tavares, Simone Bacellar Leal Ferreira, Luiz Agner

Publicado em: Revista Reuna, v.16, n.1 - ISSN (versão on line) 2179-8834

Ano: 2011

Com a evolução dos computadores, houve também uma evolução no universo de usuários desses equipamentos. O público-alvo ficou heterogêneo, formado por pessoas de diferentes níveis de conhecimento. Este fato gerou a necessidade de facilitar a interação entre o computador e o usuário, chamada de usabilidade. Os testes de usabilidade devem ser conduzidos durante todo o desenvolvimento do sistema, pois ajudam a identificar as necessidades dos usuários e minimizam o stress da aceitação do sistema. O artigo apresenta um teste de usabilidade desenvolvido especificamente para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), chamado de método de entrevistas baseadas em cenários e tarefas. Essa técnica consiste de uma forma flexibilizada dos testes de usabilidade e foi adaptada para ser aplicada ao contexto do IBGE, com a participação dos entrevistadores desse Instituto, que utilizam PDAs (Personal Digital Assistant) para suas coletas de dados. O método proposto é formado por duas etapas: primeiro, o usuário é observado utilizando o PDA durante a visita de campo; depois, o usuário participa de uma entrevista de usabilidade, em um laboratório portátil. São fornecidos aos participantes os cenários, que são textos explicativos que simulam situações comuns que ocorrem nos trabalhos de campo e as tarefas, para que ele utilize o aplicativo no PDA. A interação é toda gravada em vídeo. A análise das imagens gravadas permitiu que os pesquisadores detectassem vários problemas de usabilidade, em graus variados.

Versão do autor acessível (formato: PDF | Tamanho do arquivo: 493KB)

Link para publicação oficial: http://revistas.una.br/index.php/reuna/article/view/374