Análise de Usabilidade de um Sistema de EaD Baseada em Modelos Markovianos e em Taxonomia

Autores: Janaina Rodrigues Penedo, Morganna Carmem Diniz, Simone Bacellar Leal Ferreira, Denis Silva da Silveira e Eliane Pinheiro Capra

Publicado em: Revista Brasileira de Informática na Educação - RBIE - v. 21, número 3, ISSN: 1414-4685

Ano: 2013

A eficácia da Educação à Distância reside, principalmente, na interatividade entre aluno/interface/professor. Entender como o usuário se comporta, quando está conectado ao sistema, cria oportunidades para melhorias em diversas áreas, entre elas a da usabilidade. Este trabalho propõe que a análise de usabilidade de sistemas web seja feita usando a inspeção baseada em modelos Markovianos em conjunto com a inspeção baseada em taxonomia. Para verificar a viabilidade da proposta é apresentado um estudo de caso de um sistema de ensino à distância (EaD) em uso há mais de 5 anos e com mais de 60 mil alunos.

Texto completo acessível (formato: PDF | Tamanho do arquivo: 934KB)

Link para publicação oficial: http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2353