Um Estudo de Usabilidade de Sites de Empresas Virtuais

Autores: Simone Bacellar Leal Ferreira , Marie Agnes Chauvel & Denis Silveira

Publicado em: Revista Produção, volume 16, número 02 – Maio/Agosto2006 - sediada no Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e conta apoio da Fundação Carlos Alberto Vanzolini - ISSN 0103-6513.

Ano: 2006

O presente artigo apresenta uma análise dos Requisitos Não Funcionais (RNF) de usabilidade com o objetivo de mostrar como eles podem interferir na qualidade de um site. Esse trabalho se diferencia de anteriores dedicados ao mesmo tema, pois compara uma empresa local, a brasileira "ingresso.com.br", primeira organização estabelecida no Brasil para vendas de ingresso on-line, e uma global, a multinacional "ticketmaster.com.br", uma das líderes mundiais em vendas de ingressos. Esses sites foram escolhidos devido ao fato de o sucesso dessas companhias depender, em boa parte, de suas habilidades em estabelecer e manter uma comunicação com seus clientes. Para efetuar a análise dos sites, foi usada uma taxonomia que descreve, enumera e classifica os requisitos. A contribuição do artigo é a de ressaltar a importância dos RNF de usabilidade, fornecendo um conjunto de características que devem ser levadas em consideração quando se está construindo aplicações comerciais.

Versão do autor acessível (formato: PDF | Tamanho do arquivo:1MB)

Link para publicação oficial: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132006000200009&script=sci_arttext