Universidade Aberta do Brasil: uma avaliação de acessibilidade com usuários com deficiência visual total e com baixa visão

Autores: Maria Laura da Costa Monteiro, Denis Silva da Silveira e Simone Bacellar Leal Ferreira

Publicado em: Revista Brasileira de Administração Científica, v. 4, p. 273-289

Ano: 2013

A Educação a Distância (EaD) integra as agendas políticas federal e estaduais para a expansão e interiorização do ensino superior no Brasil. Seu alcance se deve, sobretudo, às tecnologias da informação, como a Internet, que são fundamentais à veiculação da educação à uma diversidade de grupos sociais. Nesse contexto, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) desempenha um importante papel em articular as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais para atender o público local interessado por uma formação superior a distância. Com isto, o acesso à informação em seu portal deve contemplar diferentes usuários, inclusive os deficientes visuais. A fim de verificar se o portal da UAB é acessível a este grupo, realizou-se uma pesquisa de caráter avaliativo, misto e exploratório, numa concepção pragmática, com a participação de pessoas com deficiência visual total e com baixa visão, bem como com validadores automáticos para identificar possíveis problemas de acessibilidade. Dentre os resultados alcançados, verificou-se que o portal não considerou a possibilidade de acesso desse grupo de usuários ao seu conteúdo. Ou seja, o portal não é acessível às pessoas com deficiência visual total e com baixa visão.

Texto completo acessível (formato: PDF | Tamanho do arquivo: 323KB)

Link para publicação oficial: http://sustenere.co/journals/index.php/rbadm/article/view/ESS2179-684X.2013.002.0019