Observações Etnográficas na Avaliação da Usabilidade de Dispositivos Móveis de Coleta de Dados Estatísticos

Autores: Patrícia Tavares, Luiz Carlos Agner Caldas & Simone Bacellar Leal Ferreira

Publicado em: Conferência Interaction South America 2010 - Universidade Positivo - Curitiba – Paraná

Ano: 2010

O presente artigo apresenta o método, resultados e conclusões preliminares de observações de campo inspiradas em técnicas etnográficas. Foi analisada a usabilidade do aplicativo desenvolvido para os PDAs (Personal Digital Assistants) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE. A técnica foi aplicada com a participação de entrevistadores que utilizam PDAs, dispositivos móveis para coleta de dados durante as pesquisas domiciliares do Instituto. As conclusões obtidas a partir das “observações etnográficas” revelaram dados qualitativos inusitados sobre a usabilidade. Os autores reuniram relatos sobre o emprego do PDA no ambiente de campo, apontando seus principais problemas de uso.

Versão do autor acessível (formato: PDF | Tamanho do arquivo: 491KB)