O Acesso dos Analfabetos Funcionais ao Conteúdo Informacional dos Sites Governamentais Brasileiros
Versão acessível disponível
Autores: Eliane Capra, Kizzy Benjamin, Simone Bacellar Leal Ferreira, Claudia Capelli e Denis Silveira da Silveira
Publicado em: Anais da conferência do XII Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, IHC13 – Manaus- Amazonas
Ano: 2013
O Governo Brasileiro, com o objetivo de democratizar o acesso à informação, tem investido em suas páginas da web para que mais pessoas possam acessar. Essas páginas, além de permitir o acesso às informações, devem ser inteligíveis para todos os cidadãos, incluindo os analfabetos funcionais. O presente trabalho tem como objetivo analisar a inteligibilidade da redação de uma seção de dois sites governamentais. A análise baseou-se nos resultados obtidos da aplicação de uma fórmula de inteligibilidade e de uma ferramenta de avaliação da coesão, coerência e dificuldade de um texto; além de avaliações realizadas com a participação de analfabetos funcionais.
Texto completo acessível (formato: PDF | Tamanho do arquivo: 1MB)
Link para publicação oficial: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2577101.2577128