Estratégias de Globalização de Sistemas de Informação Orientados à Usabilidade
Versão acessível disponível
Autores: Simone Bacellar Leal Ferreira & Julio César Sampaio do Prado Leite
Publicado em: Anais da conferência CLADEA – Conselho Latino Americano das Escolas de Administração – Puerto Plata– Republica Dominicana
Ano: 2004
A importância da informação e o processo de globalização são fatores responsáveis pelo crescimento constante do mercado de tecnologia da informação e do uso da Internet, que tem se tornado a principal infra-estrutura de no apoio às operações de muitas organizações.
É difícil para uma companhia pequena concorrer e sobreviver às grandes companhias existentes. A Internet permite que pequenas empresas, através de seus sites, operem de maneira global e permite que se formem alianças globais estratégicas.
Com esse mercado crescente, as organizações começaram a desenvolver sistemas de informação baseados na Web. Qualquer sistema de informação, é um produto e, como tal, seu projeto e sua administração deve se apoiar em princípios de Engenharia, com atenção aos aspectos de custo e qualidade.
Quando um produto é traduzido para um novo idioma, ele passa a ser utilizado por novos usuários como diferentes culturas, e conseqüentemente e passa a ter novos requisitos. E, como qualquer produto, para ser lançado em um mercado internacional, deve passar pelos processos de internacionalização e localização pois o processo de internacionalização não consiste em apenas mudar o idioma; engloba aspectos culturais.
As interfaces, parte visível dos sistemas, através da qual os usuários se comunicam com os sistemas, possuem papel importante na operação de sistemas, como um site. Para satisfazer as necessidades de usuários de diferentes culturas, o processo de desenvolvimento do sistema deve ser centrado na cultura do usuário, isto é, sua interface deve ser projetada com o objetivo de satisfazer as necessidades do usuário.
Para focar no usuário, é essencial que se dê muita atenção à definição de requisitos. O presente trabalho trata dos requisitos não-funcionais de usabilidade, mas com a atenção centrada em sistemas que terão um público global, auxiliando assim os processos de internacionalização e localização de software.
Versão do autor acessível (formato: PDF | Tamanho do arquivo: 508KB)