Análise de Comportamento da Terceira Idade ao Efetuar uma Compra no Site Americanas.com
Versão acessível disponível
Autores: Rafael Xavier E. de Almeida, Simone Bacellar Leal Ferreira e Denis Silveira
Publicado em: Anais da conferência IHC+CLIHC'2011 (X Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, IHC e Latin American Conference on Human-Computer Interaction) – Porto de Galinhas – Outubro de 2011
Ano: 2011
Os idosos fazem parte de um grupo de usuários na internet que cresce constantemente. Eles usam a internet para diversas atividades, como: comunicação, pagamento de contas, compra de produtos em sites de comércio eletrônico entre outras. Para que o processo de compras online seja fácil, rápido e não traga traumas, é importante que as interfaces dos sites sejam fáceis de usar por esse perfil de usuários. Algumas pesquisas qualitativas pontuam diversos problemas de usabilidade e verificam a satisfação do usuário e indicam que pequenos ajustes e funcionalidades mais adequadas para atender ao público de idosos podem ser aplicados sem onerar o desenvolvimento do site, tornando essas pessoas mais ativas no mercado de compras online e participativas no mundo tecnológico. O presente artigo tem por objetivo avaliar o processo de compra de livros feito por idosos, a fim de propor recomendações que permitam aos desenvolvedores organizarem a informação em de sites de comércio eletrônico de forma a ser melhor percebida e entendida por este perfil de usuário. Para isso foi avaliado a compra de livros no site Americanas.com feita cinco usuários com idades entre 60 e 65 anos.
Versão do autor acessível (formato: PDF | Tamanho do arquivo: 459KB)
Link para publicação oficial: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=2254492