e-Seguros: Um Estudo Baseado em Modelos de Usuários
Versão acessível disponível
Autores: Marcio Murad, Simone Bacellar Leal Ferreira & Marie Agnes Chauvel
Publicado em: Anais da conferência do XXIX ENANPAD – Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Brasília
Ano: 2005
O presente trabalho tem por objetivo avaliar como algumas das principais seguradoras do mercado brasileiro estão utilizando a Internet. Para isso, foi utilizada uma metodologia de análise de sites baseada em modelos de usuários. Com base numa revisão de literatura que abordou os temas de requisitos de sites e segmentação de compradores, adotou-se um modelo de usuários e levantou-se os requisitos a ele associados. Feito isso, os sites das cinco maiores seguradoras do mercado brasileiro foram acessados e analisados. A análise focou aspectos de qualidade, relacionados à usabilidade e relacionamento com os clientes. Os resultados obtidos mostram como as seguradoras estão utilizando a rede no contato com seus clientes e apontam que ainda há muito potencial para aperfeiçoamentos, especialmente no que diz respeito às possibilidades trazidas pela Internet para captar e reter compradores dessa categoria de serviços.
Texto completo acessível (formato: PDF | Tamanho do arquivo: 473KB)
Link para publicação oficial: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2005/ADI/2005_ADIB846.pdf