Modelos de Markov aplicados na avaliação de Usabilidade de um sistema para educação à distância
Versão acessível disponível
Autores: Janaina Rodrigues, Morganna Diniz, Simone Bacellar Leal Ferreira, Denis Silva da Silveira e Eliane Capra
Publicado em: Anais do VIII Simpósio Brasileiro de sistemas de Informação (SBSI) – São Paulo
Ano: 2012
Com o crescimento de sistemas para Web, a usabilidade ganhou destaque na área de Interação Humano-Computador (IHC). Os métodos de avaliação de usabilidade consistem de processos sistemáticos de coleta de dados com a finalidade de analisar como os usuários usam um produto para executar suas tarefas em algum ambiente computacional. A presente pesquisa tem por objetivo avaliar a usabilidade de um sistema de educação à distância utilizando uma avaliação de usabilidade quantitativa através de modelos markovianos com o propósito de identificar falhas de usabilidade na interface. Esses modelos, que permitem o cálculo de uma série de medidas de interesse, têm sido utilizados com sucesso na avaliação de sistemas de computação e comunicação, mas são ainda pouco aproveitados em avaliações de usabilidade de sistemas.
Versão do autor acessível (formato: PDF | Tamanho do arquivo: 1,03MB)
Link para publicação oficial: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/sbsi/2012/0055.pdf