ACESSIBILIDADE EM MUSEUS: um estudo de caso para apoiar a visita espontânea de surdos com o uso da realidade aumentada.

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Priscyla Gonçalves Ferreira Barbosa

Programa de Pós-Graduação em Informática – Mestrado – Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Data da defesa: 27/9/2018

A proposta da pesquisa foi identificar as caraterísticas de acessibilidade e usabilidade necessárias para uma boa interação de usuários surdos com os conteúdos de um museu de forma acessível. Através de um estudo de caso no Museu da Geodiversidade da UFRJ, as diretrizes de acessibilidade para dispositivos móveis e o desenvolvimento de um aplicativo foram explorados. O aplicativo utilizou a realidade aumentada para fornecer diferentes tipos de informações sobre uma das salas expositivas do museu. O aplicativo foi submetido à avaliação de especialistas de acessibilidade e de um grupo de cinco usuários surdos. A avaliação com os usuários no contexto real de uso identificou as demandas dos surdos e os efeitos na promoção da acessibilidade com o uso da realidade aumentada. Além disso, uma avaliação da experiência do usuário com o uso dessa tecnologia possibilitou verificar se este novo recurso apoiaria uma visita espontânea satisfatória e autônoma.

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