Protocolos de Avaliação da Acessibilidade Web com Analfabetos Funcionais
Versão acessível disponível
Eliane Pinheiro Capra
Programa de Pós-Graduação em Informática – Mestrado - Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Data da defesa: 22/9/2011
A interface, que é uma parte importante da interação do usuário com a internet, deve estar acessível de forma a não impedir que os usuários utilizem a web. Dentre esses usuários estão os analfabetos funcionais, que são aqueles aos quais faltam domínio nas habilidades de leitura, escrita, cálculos e ciências. Existem barreiras de acessibilidade que só são detectadas com a avaliação de usuários com diferentes limitações, baseando-se em métodos de avaliação da usabilidade adaptados. Esta pesquisa teve por objetivo pesquisar o comportamento dos usuários analfabetos funcionais, identificando características importantes que os avaliadores devem considerar na realização de uma avaliação de acessibilidade com esse público. Para isso, foram necessários os seguintes estudos: (a) investigação com especialistas em acessibilidade, a fim de identificar como eles realizam essas avaliações; (b) estudo etnográfico, de forma a identificar características que contribuíssem para a adaptação dos métodos de avaliação de usabilidade para avaliar a acessibilidade com analfabetos funcionais; (c) estudo de caso, com vistas à aplicação dos conhecimentos adquiridos nos estudos anteriores e identificação de outras estratégias necessárias para as avaliações; (d) definição e validação dos protocolos, com o objetivo de verificar a adequação dos protocolos identificados. Esses estudos resultaram em uma lista de protocolos para auxiliar nas avaliações de acessibilidade com a participação de analfabetos funcionais.
Texto completo acessível (formato: PDF | Tamanho do arquivo: 2,4MB)