Recomendações para Desenvolvimento de Interfaces para Aplicações em Tablet com Ênfase em Crianças com Autismo

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Marco Antônio Currais López

Programa de Pós-Graduação em Informática – Mestrado – Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Data da defesa: 10/06/2016

O uso da tecnologia tem originado novas oportunidades de interação e comunicação, ajudando em diversas áreas, dentre elas a de educação. Como os autistas geralmente apresentam dificuldades em algumas áreas do desenvolvimento, como: comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação, a tecnologia pode ser usada como apoio às suas atividades. Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo para tablet e identificar as barreiras encontradas por esses usuários que dificultam a compreensão do conteúdo de um aplicativo com ênfase na lógica, coordenação, criatividade, raciocínio e no desenvolvimento de capacidades para resolução de problemas. O estudo realizado envolveu a participação de um instituto de apoio, com uma especialista para apoiar nos assuntos relacionados ao autismo. Além disso, contou com a realização de avaliações de acessibilidade com a participação de crianças, com idades entre 4 e 8 anos, com autismo nível 2 e 3. O software elaborado e os resultados práticos foram descritos neste trabalho. Dentro desse contexto, a partir das observações desses usuários foram geradas recomendações que podem contribuir para a construção de interfaces com ênfase nesse tipo de grupo de usuários. Essas recomendações podem orientar desenvolvedores e designers sobre a importância de utilizá-las na criação de interfaces mais acessíveis de acordo com as necessidades do público autista, tornando a interação com o produto e a experiência do usuário menos traumática.

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