Aplicação de técnicas de SEO no portal do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO: atraindo novos acessos e melhorando a experiência do usuário

Versão acessível disponível

Amanda Rodrigues Ferreira

Bacharelado em Sistemas de Informação do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Data da defesa: 29/06/2016

A Internet evolui a cada momento, e todas as informações possíveis estão disponíveis para os usuários através de diversos portais existentes pela rede. Logo, ao se projetar um site é preciso ter em mente facilitar o seu uso e disponibilizar em larga escala a sua divulgação, tornando-o funcional e relevante. Muitas pessoas costumam encontrar novos sites e informações através de mecanismos de buscas, que utilizam algoritmos, a partir de palavras-chave digitadas pelo usuário, que facilitam o usuário a encontrar o conteúdo pertinente à sua procura. Utilizar técnicas de otimização para sites de busca é um diferencial para conseguir novos acessos ao criar um site, e assim torná-lo funcional. O mecanismo de pesquisa Google evoluiu bastante e é de longe o mais utilizado. Ele possui um algoritmo que melhor classifica sites que utilizam de forma correta as técnicas de otimização de buscas, complementares às aplicações de conceitos de usabilidade e acessibilidade. Logo, projetar o site pensando no usuário do início ao fim do processo de desenvolvimento é essencial para estar bem divulgado pela rede de Internet. Este trabalho avaliou as barreiras de otimização existentes no portal do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO, relacionando como seus efeitos afetam a experiência do usuário, e corrigiu estas barreiras para permitir um bom ranqueamento no Google. Como resultado, houve uma melhor indexação de páginas no banco de dados do Google e melhoria de questões básicas que afetam a usabilidade e acessibilidade do site.

Texto completo (formato: PDF, tamanho: 2.2MB)