Professora Clarisse, referência na área de Interação Humano-Computador, é uma das Mulheres Fantásticas

Clarisse Sieckenius de Souza, professora Emérita do Departamento de Informática da PUC-Rio, criadora da Engenharia Semiótica, teoria de IHC que aborda a comunicação mediada por computador entre projetistas e usuários em tempo de interação e também coordenadora do grupo de pesquisas SERG (Semiotic Engineering Research Group) é uma das Mulheres Fantásticas, quadro apresentado pelo Programa Fantástico, da Rede Globo. 

Carta de baralho. Dez de paus. No topo há uma fotografia do rosto de Clarisse. Ela tem pele clara, cabelos curtos e grisalhos e sorri, abaixo o título: 'Clarisse Seckenius de Souza' acompanhado do texto: 'Professor PUC Rio de Janeiro, CHI Academy. Know for: developing Semiotic Engineering: computer-mediated communication between designers and users ate interaction time'. Na base da carta, um texto com letras menores: 'No Wikipedia page as of 11/14, nut you can change that. Learn more here: bit.ly/NotableW'
Homenagem feita à Professora Clarisse pela "Notable Women in Computing"

Clarisse é uma grande incentivadora dos projetos e pesquisas desenvolvidas pelo NAU/UNIRIO e também uma inspiração para todos. Ela foi única pesquisadora brasileira incluída em um baralho feito pela “Notable Women in Computing”, que prestigiou 54 mulheres especialistas na área em todo o mundo.

Confira a reportagem do programa Fantástico (site externo) exibido em 03/01/2021, que trouxe não apenas a história da nossa notável da computação, mas também da pioneira Ada Lovelace: a britânica que criou o primeiro algoritmo para ser processado por um computador.