Defesa de tese de doutorado de Eliane Pinheiro Capra

Título: Parceria entre familiares de idosos e cuidadores analfabetos funcionais facilitada pelo uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) acessível

Dia e horário: Quarta-feira, 20/04/2022, às 14h

Local: Sala virtual do Zoom

Link: https://us02web.zoom.us/j/87617458658?pwd=TXg5NmlabG1PTU1yYk1obkpQYktTdz09

Banca examinadora:

Simone Bacellar Leal Ferreira (Orientadora)
André Pimenta Freire (UFLA)
Renato Dourado Cotta de Mello (UFRJ)
Adriana Cesário de Faria Alvim (UNIRIO)
Sean Wolfgand Matsui Siqueira (UNIRIO)

Resumo:

A evolução da Internet trouxe novas perspectivas de interação e comunicação entre as pessoas, bem como muitos desafios. A interação com conteúdo textual disponível na web pode ser impactada, especialmente para os analfabetos funcionais, que são pessoas com comprometimento nas habilidades de leitura, escrita e cálculos. No Brasil, são consideradas analfabetas funcionais as pessoas com escolaridade inferior a quatro anos completos de estudo. Pesquisas revelaram que boa parte dos cuidadores de idosos são analfabetos funcionais e a baixa escolaridade pode afetar algumas tarefas e colocá-los em situação de vulnerabilidade, além de comprometer o bem-estar do idoso, o que leva à preocupação de alguns familiares. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar se uma solução tecnológica acessível consegue apoiar cuidadores analfabetos funcionais em suas tarefas de trato do idoso que dependem de boa leitura, escrita e cálculo, a fim de garantir a parceria com os familiares desses idosos. Para isso, foram realizadas investigações (mapeamento sistemático e fatores que impactam no uso de tecnologias) e estudos sobre a parceria entre familiares e cuidadores de idosos, a fim de possibilitar a elaboração de modelo de aceitação de tecnologia que favorecesse essa parceria. Foi desenvolvido um protótipo funcional acessível baseado no modelo elaborado para uso por familiares e cuidadores. Esse protótipo passou por uma validação junto aos cuidadores (testes de acessibilidade) e familiares (questionário online). Os resultados mostraram que se existisse uma tecnologia com o mesmo propósito do protótipo, a parceria em relação ao trato do idoso entre familiares e cuidadores analfabetos funcionais poderia ser facilitada. Segurança e competência foram os fatores preocupantes no uso do protótipo. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir para a conscientização de pesquisadores sobre a importância do tema na comunidade de Interação Humano Computador.