Data:

Pesquisadoras do NAU participam do IHC2019 em Vitória

O Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais é o principal evento de Interação Humano-Computador (IHC) do Brasil. Em 2019, a décima oitava edição do simpósio aconteceu na cidade de Vitória, no Espirito Santo, entre os dias 21 e 25 de outubro.

O NAU foi representado no evento pela coordenadora Simone Bacellar Leal Ferreira e pelas pesquisadoras Priscyla Barbosa, Patrícia Tavares, Patrícia Amorim e Carolina Sacramento, que apresentaram os trabalhos aceitos no evento: dois na trilha artigos completos, um em artigos resumidos e um na trilha artigos internacionais.

Montagem com quatro fotografias tiradas pelas pesquisadoras durante evento. Na primeira, Priscyla está de pé e gesticula. Atrás dela, a apresentação é projetada em um quadro branco.  Na segunda fotografia, Carolina está sentada e Patrícia de pé, voltada para Carolina. Ao fundo, a apresentação é projetada em um quadro branco. Na terceira, pesquisadores posam para o retrato e na quarta fotografia, Patrícia amorim está de pé e aponta, com a mão esquerda, para uma projeção de sua apresentação em um quadro
Momentos no IHC. 1: Priscyla apresenta artigo sobre realidade aumentada em museus; 2: Patrícia Amorim e Carolina na apresentação de artigo sobre Ética em Pesquisa; 3: Patrícia Amorim, Carolina Sacramento, Simone Leal Ferreira, Patrícia Tavares e Rodrigo Santos (Professor da UNIRIO); 4: Patrícia Amorim durante a apresentação do artigo resumido

O artigo Augmented reality and museum accessibility: a case study to support hard of hearing people foi um dos aceitos na trilha artigos completos, sendo apresentado por Priscyla Barbosa. No artigo, Priscyla apresentou o estudo de caso que culminou no desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada para o Museu da Geodiversidade (UFRJ). O aplicativo forneceu conteúdos do museu em Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS), tendo sido avaliado com a participação de pessoas com deficiência auditiva.

Ainda na trilha de artigos completos, Patrícia Amorim e Carolina Sacramento apresentaram o artigo Submit or not my HCI research project to the ethics committee, that is the question, que trouxe para a comunidade de IHC algumas reflexões sobre os procedimentos para submissão e apreciação de pesquisas por Comitês de Ética, coordenados no Brasil pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa). Tais reflexões surgiram a partir de um breve levantamento feito com a comunidade brasileira de IHC e de relatos de pesquisadores que tiveram projetos (aprovados e rejeitados) pelo Comitê de Ética de suas instituições.

Patrícia Amorim apresentou também o artigo resumido An online survey design approach considering the diversity of pre-linguistic deaf respondents, onde compartilhou sua experiência na criação de um questionário online totalmente acessível para pessoas surdas pré-linguísticas, que são aquelas que não possuem o português como sua lingua materna (e sim a LIBRAS) e que, portanto, podem ter dificuldades no entendimento do português.

Já na trilha Artigos Internacionais, criada para ampliar a visibilidade de trabalhos publicados em periódicos/conferências internacionais, o artigo apresentado foi Pontos de Verificação para o Desenvolvimento de Redes Sociais Online: Um Estudo de Caso com Idosos Brasileiros no Facebook, originalmente publicado no periódico online First Monday.

Em breve, todos os artigos serão disponibilizados na seção Artigos de Congressos ou Conferências (versão do autor). Por enquanto, eles podem ser acessados na Biblioteca Digital da ACM (Association for Computing Machinery), nos links a seguir (em inglês), com exceção do artigo publicado na trilha de internacionais que pode ser consultado no site da revista First Monday (também em inglês).

Para mais informações sobre o evento, acesse o site do IHC 2019.