Data:

NAU marca presença no IHC 2017

A edição 2017 do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2017) foi repleta de emoção e movimento.

Em uma programação que contou com um dia inteiro somente de trabalhos sobre a temática da acessibilidade, o NAU/UNIRIO esteve presente na liderança do painel Grandes Desafios de IHC - tema: Acessibilidade e Inclusão Digital. Essa discussão ocorreu em um momento muito oportuno, uma vez que a coordenadora do NAU - professora Simone Bacellar Leal Ferreira - estava vivenciando acessibilidade na prática, após submeter-se a uma cirurgia.

Devido à cirurgia, Simone não pôde estar presencialmente no painel do grande desafio, sendo este conduzido por Carolina Sacramento e Talita Pagani. Carolina e Talita apresentaram o resultado da reflexão feita por todos os colaboradores do desafio Acessibilidade e Inclusão Digital identificando as ações empreendidas pela comunidade de IHC, os resultados alcançados e, principalmente, as questões que se colocam para a comunidade, com uma proposta de agenda de pesquisa para os próximos anos.

Painel Grandes Desafios. Mesa com líderes dos desafios. De pé, Carolina e Talita apresentam o desafio
Grandes Desafios. Apresentação do Desafio Acessibilidade e Inclusão Digital

O NAU também esteve presente no Workshop de Educação em IHC (WEIHC). Mais uma vez representando a Profa Simone, Carolina apresentou a trajetória do NAU na formação de profissionais e pesquisadores conscientes da diversidade de pessoas que interagem com a tecnologia, além da experiência do NAU na disponibilização de conteúdo científico acessível na web.

A participação do NAU no IHC 2017 contribuiu para uma grande troca de experiências com a comunidade de IHC e também para divulgação das atividades e conquistas do grupo. Além disso, o NAU colocou-se à disposição da comissão especial de IHC e dos organizadores do Simpósio para apoiar o processo de acessibilização dos sites da comunidade e das versões finais dos artigos aprovados nas próximas edições do evento. Com essas ações, a comunidade de IHC daria um passo significativo na disponibilização de conteúdo científico acessível na web.

Priscyla, Carolina e Bruno em frente ao banner do evento, no hall de entrada
Integrantes do NAU presentes no IHC2017