Data:

NAU marca presença na primeira Hack@UNIRIO

Alunos do NAU/UNIRIO participaram intensamente da Hack@UNIRIO 2017, maratona de programação com o objetivo de promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a Vivência Universitária.

Bruno Torres, aluno de mestrado, participou da equipe Decoders que garantiu o terceiro lugar da competição com o aplicativo Adote um Calouro, que propôs reduzir o isolamento dos alunos a partir da integração entre veteranos e calouros. Além da medalha de bronze, Bruno levou para casa uma camisa do evento e um livro sobre segurança da informação, que ganhou em um sorteio realizado pelos organizadores do evento.

A aluna de doutorado, Carolina Sacramento, atuou na mentoria do evento, orientando os participantes sobre aspectos relacionados ao design de interface. Carolina reforçou para as equipes a importância de considerar usabilidade e acessibilidade na concepção dos sistemas, critérios fundamentais para inclusão dos alunos - independentemente de suas preferências ou deficiências, nos meios de comunicação da universidade. 

A equipe que ganhou a competição foi a No Fun Allowed, com a implementação de um bot no messenger do Facebook, que permite aos alunos consultar o menu do bandejão. A proposta vencedora destacou-se pela possibilidade de ampliar o escopo de uso da solução a outras demandas da universidade e também por utilizar recursos de aprendizagem de máquina.

O segundo colocado, Baixada Coders, propôs um sistema colaborativo de aprendizagem, com o intuito de conectar alunos interessados a ensinar um determinado assunto de sua grade curricular com alunos interessados em aprender aquele assunto.

Para mais informações sobre o evento, consulte o site da Hack@UNIRIO 2017