Data:

Site NAU é prata no Todos@Web

Troféu Todos@Web: composto com base de madeira e um circulo de ferro, representando parte da América do Norte e a América do Sul. As Américas são foradas por pessoas de mãos dadas.O NAU foi premiado como o segundo melhor projeto Governamental no prêmio Todos@Web, iniciativa do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que tem apoio do escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil). 

O anúncio foi feito na quinta-feira, 15 de setembro de 2016, no Auditório do Rio Media Center (RMC – Centro de Mídia Rio, na sigla em inglês), local de referência para representantes das mídias nacional e internacional nos jogos Olímpicos e Paralímpicos.

O objetivo da premiação é conscientizar os desenvolvedores sobre a importância de criar páginas acessíveis a todos, homenagear e reconhecer publicamente as ações e autores que tornam a experiência de navegar na internet mais inclusiva.

Além de ter sido construído com base em recomendações de acessibilidade, com o uso de linguagens atuais e elementos semânticos que faciltam o acesso de pessoas que utilizam tecnologias assistivas (como leitores de tela), permitir navegação por teclado, utilizar diagramação com boa relação de contraste entre as cores (texto e fundo) e identificar palavras em outros idiomas, o site traz como principal contribuição, publicações com os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo grupo, na íntegra e acessíveis!

O site NAU passou por três importantes momentos, até o anúncio final do Prêmio. No primeiro momento, o site foi análisado por ferramentas automatizadas que verificaram a correta codificação do site, no que diz respeito à linguagens HTML, CSS e aspectos de acessibilidade; no segundo momento, especialistas em acessibilidade Web, incluindo pessoas com deficiência, avaliam a acessibilidade e a usabilidade do site. Neste momento, os jurados indicaram aspectos que poderiam melhorar ainda mais a acessibilidade do site, dando o prazo de 10 dias aos participantes para que fossem feitos os ajustes. No terceiro e último momento, os finalistas fizeram a defesa presencial do projeto aos jurados, um dia antes da cerimônia de premiação.

Na categoria Governamentais, o primeiro lugar ficou com o Portal da Data Prev e o terceiro com o Portal de Serviços de Vitória. Mais informações sobre o Prêmio de Acessibilidade, podem ser acessadas no site do evento http://premio.ceweb.br/

Essa premiação foi mais uma conquista do NAU em busca de uma Web verdadeiramente inclusiva!